Skip to content

Comprar um imóvel, vale a pena?

15 de setembro de 2019

Você já deve ter se perguntado, é melhor alugar ou comprar um imóvel?

Comprar um imóvel, vale a pena

Você já deve ter se perguntado, é melhor alugar ou comprar um imóvel?

Se o seu sonho é ter sua própria casa para decorar do seu jeito que quiser e investir no que é seu, comprar um imóvel é a solução. Quem aluga um imóvel pode acabar, muitas vezes, impossibilitado de colocar seu próprio estilo no local, ou pode enfrentar conflitos com o dono ao fazer algum reparo no imóvel.

Ao comprar um imóvel, você estará investindo na construção de patrimônio para o longo prazo.

Vai financiar?

Opte por parcelas fixas, ao contrário do aluguel, cujo reajuste pode ser imprevisível por tempo de contrato curto, um financiamento já possui os juros e valores detalhados. Alguns financiamentos podem, inclusive, apresentar parcelas cujo valor é reduzido com o tempo, o que pode significar um “desconto” no valor total do seu financiamento.

Você pode investir em algo que é seu e contar com prestações ainda menores do que o valor de um aluguel. Sabe aquela sensação de que está jogando dinheiro fora?

Garantindo o Patrimônio

Se você possui filhos, pretende ter ou tem alguém na sua vida para quem gostaria de deixar um patrimônio e uma moradia, o imóvel é a solução.

Vai investir em um imóvel?

Mesmo diante de um cenário de crise econômica, um imóvel continuará gerando renda com aluguel, cobrindo parte ou o total das mensalidades do financiamento.

Analise a localização, os imóveis próximos a shoppings, universidades e transporte público são mais valorizados.

Facilidades

Se, há alguns anos, comprar imóveis era para poucos, atualmente essa possibilidade é para muitos. O financiamento bancário e a possibilidade de uso do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) são alguns dos facilitadores. Você também pode comprar o imóvel ainda na planta, o que oferece condições mais flexíveis de pagamento por parte das construtoras.

Análise

Visite os imóveis disponíveis no mercado, verifique a qualidade, além de comparar o custo por metro quadrado e calcule corretamente os gastos que terá em curto prazo.

Reflita sobre as melhores condições de pagamento e procure ter uma reserva financeira e fazer um planejamento financeiro

Gostou das dicas? Confira as melhores oportunidades, clique aqui