Skip to content

Como avaliar o valor do imóvel

15 de setembro de 2019

Descobrir o verdadeiro valor do imóvel é fundamental para fazer um bom negócio.

Como avaliar o valor do imóvel

Descobrir o verdadeiro valor do imóvel é crucial para fazer um bom negócio.

Ao vender um imóvel, uma das causas mais comuns da dificuldade em encontrar interessados, é quando o valor do imóvel está bem distante da realidade do mercado. A lei da oferta e procura, funciona mesmo e quem não compreende ao pedir preços muito acima do valor real, costuma perder tempo.

Para quem deseja um imóvel para alugar ou vender, ficam em dúvida se o valor do bem está com o valor correto. E mesmo após fechar uma negociação, ainda continuam sem saber realmente fizeram um bom ou mau negócio, muitas vezes demoram para perceberem, que podiam ter se saído melhor.

Para qual situação é indicada a Avaliação de Imóvel?

  • Processo
    Na situação quando parentes ou cônjuges em processo de divórcio discordam sobre o valor de um imóvel herdado ou compartilhado prestes a ser vendido.
  • Permutas de imóveis
    Na negociação em que duas partes trocam bens ao mesmo tempo.
  • Inadimplência
    Exemplo: Quando o imóvel é tomado por um banco e o proprietário considera que a propriedade tem um valor maior do que aquele indicado pela instituição.
  • Negociações
    O proprietário conhece o preço de mercado do seu imóvel e entende exatamente se está o vendendo por um preço acima ou abaixo do seu valor.

Para quem deseja ter apenas uma ideia de quanto está valendo o seu imóvel, a opção mais indicada é:
– Fazer a comparação com um imóvel semelhante
– Consultar sites de anúncios de imóveis.

Na maioria dos casos os corretores visitam o imóvel e sugerem o valor ao proprietário verbalmente. Porém, para uma avaliação correta, o ideal é solicitar o PTAM – Parecer técnico de avaliação mercadológica

O documento PTAM, fornece um valor para o imóvel, explica em detalhes porque foi determinado aquele preço com base em cálculos padrões, além de selos de autenticidade. O profissional precisa ter o título de avaliador imobiliário.

ptam
PTAM

Cada selo vem com 4 vias:

4 Selos Avaliação do Imóvel
  • e via do selo certificador serão afixadas, cada uma delas, em uma via original do PTAM.
  • Via será afixada em cópia do PTAM, que ficará no arquivo do corretor de Imóveis Avaliador pelo período mínimo de 5 (cinco) anos.
  • Via será afixada em via original da DAM (Declaração de Avaliação Mercadológica), que também ficará arquivada no acervo técnico do profissional avaliador
  • Cada conjunto de selos só pode ser usado em uma única avaliação.

Deseja saber mais informações sobre o avaliação para o seu imóvel, clique aqui e fale no whatsapp.