Skip to content

Financiamento imobiliário em 7 Passos

27 de agosto de 2019

Financiamento imobiliário pode ter um longo processo, se você não providencia as documentações com antecedência, confia o resumo dos 7 passos que geralmente os bancos seguem.

Financiamento imobiliário em 7 Passos

Quer comprar seu imóvel mesmo que não tenha dinheiro para pagar a vista?

O financiamento imobiliário pode ter um longo processo se você não providenciar as documentações com antecedência, confia logo abaixo, o resumo dos 7 passos que geralmente os bancos seguem e ganhe mais tempo neste processo de análise das suas documentações pessoais e documentações do imóvel.

SIGA OS 7 PASSOS

PASSO 1 – SIMULAÇÃO

Faça a simulação informando a idade do comprador mais velho, sendo assim o banco definirá o prazo máximo para o financiamento e você saberá qual o valor de imóvel poderá financiar.

A simulação do financiamento ajuda a descobrir o custo aproximado do seu futuro imóvel. Essa informação é bastante útil para perceber como a aquisição se encaixa no orçamento.

Bancos públicos e privados dispõem dessa ferramenta na internet, sem nenhum compromisso. Para usar suas funcionalidades, basta acessar o site da entidade bancária e inserir os dados solicitados.

Isso feito, quase que no mesmo instante você saberá o valor aproximado das parcelas. Tenha em mente que o valor de cada prestação não pode ser superior a 35% da sua renda bruta mensal.

Consulte se o empreendimento que você deseja, possui alguma condição especial de pagamento, como por exemplo, permuta como parte de pagamento.

PASSO 2 – SOLICITAÇÃO DE AVALIAÇÃO

Após escolher o imóvel, faça o preenchimento da proposta online pelo seu banco. Ou você poderá efetuar a proposta através de um correspondente bancário (serviço gratuito).

PASSO 3 – AVALIAÇÃO DE CRÉDITO

Nesta etapa são exigidos os documentos, originais. É preciso juntar diversos documentos e comprovantes ao solicitar um financiamento imobiliário. Todos estes dados e documentos, serão entregues ao banco e servirá de base para a análise cadastral.

O processo de análise do banco ocorrerá mais rapidamente, se você tiver com tudo separado e pronto. A relação dos papéis que você deve ter em mãos abrange suas comprovações de identidade, estado civil e rendimentos.

PASSO 4 – AVALIAÇÃO DO IMÓVEL E DO VENDEDOR

O banco solicitará todos os documentos do vendedor e do imóvel. Ressaltando que certidões do imóvel têm um prazo de validade 30 a 90 dias.

PASSO 5 – AVALIAÇÃO DO IMÓVEL

O vistoriador (Engenheiro credenciado) vai até o imóvel, para avaliar, fotografar e atestar que o preço do imóvel é compatível com o valor de mercado e que o imóvel tem condições para ser financiado.

PASSO 6 – CONTRATO

Está é a melhor parte, sinal que as coisas estão dando certo. Nesta etapa, você e o banco assinam o contrato referente ao financiamento imobiliário.

PASSO 7 – ESCRITURA

Após o pagamento do ITBI, o contrato será enviado ao cartório de notas da região do imóvel para avaliação do tabelião. Esta avaliação costuma demorar 30 dias. E se faltar algum documento ou houver alguma divergência, o cartório informará por escrito tudo o que precisa e lhe dará um prazo para providenciar.

Efetuado o registro do contrato no cartório alienado ao financiamento bancário. E o contrato substituirá a escritura.

Confira as vantagens de comprar um imóvel